Como criar sua própria textura com o Fireworks CS5.1
Criando textura
Olá, galerinha!
Este é o meu primeiro contributo, em matéria de tutoriais e espero, sinceramente, que dê asas à imaginação de quem gosta de trabalhar com Fireworks.
A matéria que trago nesta minha estréia tem a ver com a criação de texturas.
Como nós sabemos, o Fireworks nos traz por padrão, várias texturas, mas nem sempre encontramos uma que realmente nos agrade ou que seja a mais apropriada para o projeto que estamos desenvolvendo.
Pensando nisso, resolvi escrever este tutorial e quero mostrar a vocês, que nós também podemos desenvolver nossas próprias texturas.
Vamos lá!
1° – Passo:
Abriremos um novo documento (Atalho = ctrl + n), no tamanho 100px width por 100px height, com a cor de fundo em branco.
O Fireworks CS5 possui algumas texturas prontas no formato .png que ficam armazenadas em C: >> Arquivos de Programas >> Adobe Fireworks CS5.1 >> Configuration >> Textures e nesta pasta, verifiquei que os arquivos padrão disponibilizados variam de tamanho, sendo a textura Sandpaper, por exemplo nas dimensões de 96px por 93px e a textura Grain nas dimensões de 128px por 128px.
Sendo assim, o tamanho e a cor proposta para este tutorial, servem como sugestão, pois você pode trabalhar com o padrão que for mais conveniente para o seu projeto.
2° – Passo:
Para um trabalho 100%, iremos utilizar a régua e a grade.
Então, na aba superior, clique em Exibir e habilite a visualização da régua e edite sua grade. Editarei a minha grade para ser visualizada com espessura 25px para width e height, na cor cinza (#666666).
3° – Passo:
Selecione a ferramenta Polígono (Atalho = U).
Repare que na caixa de propriedades você tem a possibilidade de configurar as propriedades da ferramenta Polígono. Então, defina-o com 6 pontas.
4° – Passo:
Bom, agora selecione a ferramenta Polígono (atalho = U), na caixa de propriedades, escolha a cor preto (#000000) ou de sua preferência para o preenchimento desta forma e, segurando o shift, crie uma forma no palco no tamanho 70px width por 70px height e centralize-a na horizontal e na vertical para perfeita visualização no centro da tela.
Note que para este trabalho, estou utilizando a visualização de 400% para trabalhar com mais precisão e visão da minha forma e das grades.
5° – Passo:
6° – Passo:
7° – Passo:
8° – Passo:
9° – Passo:
Para juntar os pontos abertos, utilizaremos a ferramenta Subseleção (Atalhos = A, 1). Vamos marcar estes pontos e em seguida, no painel “Caminhos”, e em “Editar Pontos”, vamos selecionar a opção “Juntar Pontos”.
10° – Passo:
Vamos fazer o mesmo procedimento dos passos 7° e 8° , porém na camada inferior, marcando-a para visualização e desmarcando a camada que utilizamos.
11° – Passo:
Pronto! Agora temos duas camadas prontas para serem separadas novamente!
Para isso, utilizaremos a ferramenta Faca (Atalho = Y) e faremos o corte no sentido vertical, mas isso com as duas partes da imagem Polígono sendo visualizadas e selecionadas (pode-se apertar Ctrl e clicar nas camadas para selecioná-las juntas), no painel “Camadas”.
12° – Passo:
O resultado será um total de cinco camadas:
13° – Passo:
Para finalizarmos a visualização do nosso trabalho de textura, precisaremos apenas selecionar uma camada por vez e posicionar os elementos de acordo com a montagem da textura. Utilizei o painel “Alinhar” para posicionar todas as partes corretamente.
14° – Passo:
Vamos habilitar a visualização da última camada onde está nossa figura base e exportar nossa imagem através do menu “Arquivo” na aba superior, opção “Exportar”.
Você pode exportar para a pasta de sua preferência ou instalar a textura diretamente na pasta específica do Fireworks (C: >> Arquivos de Programas >> Adobe Fireworks CS5.1 >> Configuration >> Textures), para que se torne textura padrão.
15° – Passo:
Para testarmos nossa textura, vamos criar um novo documento (Atalho = ctrl + n), no tamanho e cor de sua preferência.
Vou criar meu novo documento no tamanho de 500px width por 500px height, com a cor de fundo em branco e vou utilizar a ferramenta Retângulo (Atalho = U) para teste da textura.
No painel de Texturas, você deverá escolher a textura polígono se tiver instalado o arquivo na pasta de Texturas do Fireworks, ou se em uma pasta diferente, deverá selecionar a opção outro e apontar o caminho da sua textura.
16° – Passo:
Pronto! Aplicamos a textura!
Agora você pode finalizar a edição da sua textura fazendo alterações de cores e transparência.
Bye bye:
Bom, por hoje é só pessoal 🙂
Agradeço muito pela atenção e espero que tenham gostado deste tutorial e que eu realmente tenha ajudado na criação de vocês!
Brevemente postarei outros tutoriais com novidades para todos.
Beijos,
Marta Roberta Teles
P.S.:
Este post foi publicado por mim também no grupo Adobe FireworksBR. Conheçam e cadastrem-se!
Temos encontros, tutoriais, fórum, vídeo aulas e sorteio de brindes da Adobe (sorteio somente para usuários cadastrados).
Aqui vai o link deste post no grupo:
http://fireworksbr.groups.adobe.com/index.cfm?event=post.display&postid=42888
Ótimo tutorial.
Parabens pelo blog.
Sou estudante de FW CS6 pelo curso adv, http://www.cursoadv.com.br.
Estou sempre procurando por material complementar para me aprimorar e seu site tem ótimas dicas.
Parabéns.
Olá!!!
Super agradeço pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.
Espero sempre aprender e poder contribuir com o aprendizado de todos.
Precisando é só chamar 🙂
Bjs,